MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR


O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1967, com o objetivo de complementar a formação acadêmica com experiências práticas. No Brasil, o movimento chega, em 1988, através da Câmara de Comércio Franco-Brasileira.

A Empresa Junior é uma associação civil, sem fins lucrativos, na qual os alunos da graduação prestam serviços e desenvolvem projetos para outras empresas e para a sociedade em geral.

O MEJ oferece a sociedade uma consultoria empresarial de menor custo, aumentando a qualidade e a chance de sucesso de empreendimentos num país com alta demanda por emprego e renda. Além disso, proporciona aos universitários a oportunidade de colocar em prática o aprendizado obtido nas salas de aula de forma única, passando valiosas lições sobre trabalho em equipe, liderança, criatividade, networking, pró-atividade e qualidade. Tais características são consideradas o diferencial no mercado de trabalho atual.

Foi sempre uma das metas do MEJ a formação de executivos e empreendedores líderes, conscientes de seu papel fundamental para o desenvolvimento do país.

Atualmente, o Brasil é um país de destaque frente ao Movimento Júnior como um todo. São mais de 600 empresas juniores em todo o país, que oferecem uma gama diversificada de serviços. E com intuito de maior e melhor organização surge em 2003 a Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores – onde seu objetivo é representar as empresas juniores em nível nacional e desenvolver o Movimento Empresa Júnior como agente de educação empresarial e gerador de novos negócios.

Pode-se então considerar o MEJ um fenômeno econômico e empresarial de sucesso.

Fonte: RioJunior