• (21) 97055-8232

BPF e Redução de custo

Atualmente, vemos um aumento no número de brasileiros interessados em abrir seu próprio negócio. Segundo o Boletim do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, 1,4 milhão de novos negócios surgiram entre maio e agosto de 2021.

É fato que manter uma empresa em funcionamento, seja ela de qual porte for, exige extrema organização, uma vez que é preciso lidar com diversos custos, como: energia, água, aluguel, fornecedores, internet, funcionários, entre outros. Por conta disso, muitas pessoas se encontram num cenário de falência, no qual acabam desistindo de seus negócios por não conseguirem administrar ou não entenderem como podem reduzir os custos e manter sua empresa ativa.

Visto isso, como conseguir ter um diferencial e ainda reduzir os custos do seu negócio?

Existem diversas maneiras de reduzir os gastos de um estabelecimento. Estipular metas, negociar com seus fornecedores e investir nas redes sociais. No entanto, aplicar estas mudanças não implica a geração de resultados positivos, e, assim, entra a necessidade de adotar as Boas Práticas de Fabricação (BPF).

As Boas Práticas de Fabricação, determinadas pela Anvisa, consistem em práticas que devem ser seguidas por estabelecimentos a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária. De maneira geral, são medidas e requisitos de armazenamento, produção, transporte e fracionamento que devem ser adotados para que seu produto esteja próprio para consumo.

Elas podem ser aplicadas em diferentes ramos, como:

  • alimentício;
  • farmacêutico;
  • área de cosméticos;
  • saúde.

No entanto, o que essas boas práticas têm a ver com a redução de custos de sua empresa?

Um dos pontos mais importantes desse serviço é descrever essas práticas em documentos que servem para padronizar e mapear o processo. Com esse mapeamento é possível entender a produção e localizar erros, gerando uma diminuição de desperdícios e, consequentemente, custos.

Além disso, ter uma padronização de seu serviço, determinando cada passo dele, é importante, pois consegue otimizar a produção, deixando-a mais rápida, e tornar o ambiente de trabalho mais organizado, gerando uma economia de tempo e dinheiro.

Quer saber outras vantagens das Boas Práticas de Fabricação? Clique aqui.

Por fim, vemos que a adoção das Boas Práticas de Fabricação é muito importante para o seu negócio, pois, além de trazer um diferencial que pode destacar a empresa dentro do mercado, é uma maneira de se organizar, estar de acordo com a legislação e reduzir os gastos do estabelecimento.

E aí, gostou? Que tal adotar as Boas Práticas de Fabricação no seu estabelecimento e se adequar às normas da Anvisa? Entre em contato com a Conpleq que a gente te ajuda!