Conheça a área de atuação do Engenheiro Químico

Conheça a área de atuação do Engenheiro Químico

Você sabe o que faz um Engenheiro Químico?

Esse profissional tem uma vasta possibilidade de campos de atuação, desde os menos comuns como perícia, onde o objetivo são análises laboratoriais de substâncias e fiscalização de indústrias, passando pela docência, até o principal na indústria.

Porém, ainda dentro da indústria suas opções são variadas, podendo atuar na alimentícia, petroquímica, combustíveis, tintas, produtos de limpeza e higiene, cosméticos, polímeros, biotecnologias, farmacêuticas, fertilizantes, papel e celulose, entre outras.

Dentro das indústrias o engenheiro poderá trabalhar com:

  • Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com o objetivo de desenvolver novos produtos e processos ou aperfeiçoar os já utilizados, por meio de testes em laboratórios ou plantas piloto;
  • Projetos, avaliando a viabilidade técnica e econômica, projetando plantas industriais, realizando cálculos de equipamentos, determinando os materiais utilizados, coordenando a instalação e montagem da fábrica e determinando procedimentos de segurança, logística e armazenagem de matérias primas e produtos;
  • Produção, coordenando equipes nas unidades industriais, conduzindo e supervisionando os processos químicos garantindo a observação dos padrões de segurança, qualidade e normas ambientais;
  • Qualidade, realizando análises laboratoriais periódicas nas matérias-primas e produtos gerando relatórios e, se necessário, solicitando que sejam feitas mudanças e aperfeiçoamentos no processo na unidade industrial; 
  • Além de informática industrial, realizando automação de processos e análise de dados, ou ainda com relações humanas e política podendo representar empresas politicamente junto a autoridades e lideranças para obter licenças e autorizações.

Assim, integra diferentes áreas do conhecimento e precisa de habilidade analítica, pensamento prático e lógico, trabalho em equipe, tomada rápida de decisões, criatividade e sempre se manter atualizado, tendo em vista que seu objetivo principal em todas as áreas é a resolução de problemas.

Agora que você já sabe mais sobre o dia-a-dia do Engenheiro Químico, continue lendo para descobrir a importância e a presença dele em nossas vidas cotidianas.

Qual o papel social desse profissional?

Ficou evidente como o engenheiro químico está presente em todas as etapas de desenvolvimento e produção de uma variedade enorme de produtos que usufruímos, assim fica fácil perceber a participação desse profissional no nosso dia-a-dia.

E é por ser tão versátil que tem um papel social estratégico, pois, comprometidos com valores éticos, sociais e ambientais, podem ser responsáveis pela elaboração de métodos que otimizem os procedimentos adotados nas indústrias diariamente em prol do meio ambiente. Evitando desperdício, poluição e contaminação, além de gerar mais segurança aos trabalhadores e consumidores.

Como, desenvolvimento da gestão e tratamento de resíduos e efluentes, tecnologias de reciclagem e reaproveitamento, técnicas de extração de matéria-prima que respeitem o meio ambiente, tecnologias para redução da emissão de gases poluentes, redução do consumo de energia e de água.

A formação do Engenheiro Químico e a Conpleq

Um profissional tão polivalente certamente tem uma formação muito abrangente tanto do ponto de vista teórico como prático. Nesse sentido, o papel da Empresa Júnior na formação do Engenheiro Químico é especial, pois oferece oportunidade e conhecimento para que o aluno da graduação se torne um .

Por isso quando realizamos um serviço e temos a oportunidade de resolver uma dor dos nossos clientes e ajudá-los a prosperar seus empreendimentos também estamos sendo ajudados com uma nova oportunidade de aprender, assim crescemos juntos!

E é tudo isso que nos torna extremamente capacitados para realizarmos os nossos serviços!

Que tal crescer com a gente? Solicite seu orçamento!

Texto escrito pela Consultora Eduarda Breves.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *