• (21) 97055-8232

Conheça o biodiesel, como é produzido e suas vantagens no mercado

A cada ano que passa os oceanos e atmosfera esquentam cada vez mais devido as altas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Os maiores responsáveis disso, são a queima dos combustíveis fósseis e o desmatamento das florestas. Em frente a um cenário preocupante de emissões recordes de GEE, é imprescindível a busca e a adoção substitutos e produtos mais amigáveis ao meio ambiente, como o biodiesel.

Biodiesel

O Diesel e o biodiesel são dois produtos orgânicos que são usados como combustíveis à base de carbono. A principal diferença entre eles são as fontes de matérias primas. Enquanto o diesel é um combustível fóssil produzido, principalmente, a partir do craqueamento do petróleo bruto, o biodiesel pode ser obtido através da esterificação e transesterificação de óleos vegetais e gorduras animais. Como ele provém de fontes renováveis, esse biocombustível é uma opção excelente para substituir o diesel no futuro, pois possui uma queima mais limpa, diminuindo emissões de GEE, é biodegradável e não tóxico.

Rotas produtivas do biodiesel

Atualmente, as principais rotas produtivas de biodiesel são os processos de esterificação e transesterificação. A esterificação é uma reação química orgânica entre um ácido graxo e um monoálcool para formar ésteres, com o uso de catalisadores ácidos e gerando como subproduto a água.

Já a transesterificação consiste em um conjunto de três reações consecutivas e reversíveis entre triglicerídeos (principal constituinte de óleos e gorduras) e álcoois na presença de um catalisador apropriado. O objetivo dessa reação é converter os triglicerídeos dos óleos e gorduras em um éster de menor massa molecular, semelhante ao óleo diesel. Um subproduto importante dessa reação é a glicerina, que pode ser aproveitada e utilizada em indústrias de cosméticos, por exemplo.

Além de óleos como o de mamona, girassol, soja, amendoim, milho, entre outros, o biodiesel também pode ser produzido a partir de resíduos como esgoto sanitário e óleos de frituras usados, ajudando a diminuir a geração de resíduos e a consequente poluição que eles trariam.

Suas vantagens

Como dito anteriormente, a busca por alternativas renováveis é imprescindível para garantirmos o futuro do planeta. Um exemplo de crescimento do uso do biodiesel é que o CNPE (Conselho Nacional de Políticas Energéticas) decidiu autorizar que o percentual de biodiesel a ser misturado ao diesel de petróleo seja elevado de 10% para 12% a partir de setembro deste ano, e este percentual tende a subir ao longo dos anos. Isso significa uma oportunidade para os produtores, pois será necessário um aumento na produção de biodiesel para suprir a crescente demanda.

Além das crescentes oportunidades, há diversas vantagens econômicas envolvidas na produção do biodiesel, sendo elas:

  • É uma energia renovável. No Brasil há muitas terras cultiváveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produção;
  • O biodiesel tem risco de explosão baixo. Ele precisa de uma fonte de calor acima de 150 graus Celsius para explodir, o que facilita e barateia seu armazenamento;
  • O biodiesel é uma fonte limpa e renovável de energia que vai gerar emprego e renda para o campo, pois o país abriga o maior território tropical do planeta, com solos de alta qualidade que permitem uma agricultura autossustentável do plantio direto. Topografia favorável à mecanização e é a nação mais rica em água doce do mundo, com clima e tecnologia que permitem a produção de duas safras ao ano;
  • O produtor rural estará produzindo seu combustível;
  • O biodiesel é usado puro nos motores, porém aceita qualquer percentual de mistura com o diesel, pois é um produto miscível;
  • É constituído de carbono neutro. As plantas capturam todo o CO2 emitido pela queima do biodiesel e separam o CO2 em Carbono e Oxigênio, neutralizando suas emissões.

Portanto, fica evidente que o uso e a produção de biodiesel possuem muitas vantagens quando comparado ao diesel, sendo as mais importante as características renováveis e ecológicas, e tende a ganhar cada vez mais espaço no mercado com a busca mundial por soluções sustentáveis.

Texto escrito pelo consultor Felipe Pan