Define-se corrosão como a deterioração de um material, normalmente metálico, por ação eletroquímica ou química do meio, podendo ou não ser associada a esforços mecânicos. A deterioração de materiais não metálicos, como polímeros e concretos, também podem ser considerados corrosão por alguns autores.
A corrosão consiste em transformar os materiais metálicos ou não metálicos, de forma que o desempenho e a durabilidade não satisfaçam mais os fins que se destinam. Logo, constata-se que a corrosão pode gerar perdas econômicas diretas, como por exemplo, o custo de substituição de peças, a manutenção ou processos de proteção para os equipamentos. Vale ressaltar que perdas econômicas indiretas também podem ocorrer devido à corrosão, como a contaminação de produtos e a paralisação acidental dos equipamentos. Outro fator extremamente importante está relacionado às questões de segurança, pois os materiais que sofrem corrosão estão suscetíveis a fraturas repentinas, colocando em risco a segurança e o bem-estar dos envolvidos em determinadas situações.
A corrosão pode se manifestar em diversas formas, considerando-se a aparência ou a forma de ataque, além das diferentes causas de corrosão e seus mecanismos. Para a identificação do tipo de corrosão são analisados diversos fatores como a morfologia, as causas ou mecanismos, os fatores mecânicos e os meios corrosivos.
Abaixo seguem algumas figuras dos diferentes tipos de corrosão:
Figura 1 – Corrosão Uniforme Figura 2 – Corrosão por Hidrogênio
Figura 3 – Corrosão Alveolar Figura 4 – Corrosão por Pite
Como a Conpleq pode impactar sua empresa?
A fim de evitar perdas para a indústria a Conpleq pode identificar os tipos de corrosão que estão sendo ocasionados em suas instalações e equipamentos dando um feedback efetivo do que está causando a corrosão e para aqueles que querem evitar grandes danos oriundos da corrosão, a Conpleq pode ajudar a fazer a escolha do material para a construção dos seus equipamentos e instalações, levando em consideração a ação do meio, uma vez que estes precisam possuir propriedades resistentes a corrosão, além de apresentar propriedades mecânicas suficientes e características de fabricação adequadas.
Entre em contato conosco para agendar uma reunião sem compromisso.
Bibliografia:
Gentil, Vicente – Corrosão, 3ª edição Editora LTC 1996
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0511137_09_cap_03.pdf