A pandemia e seus efeitos afetaram diretamente a vida de milhões de brasileiros que esperavam por uma oportunidade para desenvolver seus próprios negócios, aprimorar seus conhecimentos e possivelmente encontrar uma nova solução para o mercado brasileiro. Empreender pode ser um intenso desafio em tempos normais, já em tempos atípicos, pode ser um desafio com implicações de maior complexidade, e apesar dos esforços científicos e financeiros, as sequelas da pandemia ainda são vigentes. Diante desta temática, discorreremos acerca das dificuldades do empreendedorismo na atualidade.
É possível empreender nos dias de hoje?
O empreendedorismo é uma solução no pós-pandemia?
Antes de tudo, é necessário explicitar um conceito sobre o empreendedorismo. Segundo o dicionário Aurélio, empreender é prosseguir em uma travessia arriscada, lhe conferindo automaticamente três princípios que podemos aprender:
1) Resiliência frente aos desafios estabelecidos
Em uma época pós-pandêmica, onde todos os meios de subsistência crescem exponencialmente, sem reajuste de salário ou crescimento de ofertas, os desafios que já eram altos, para muitos microempreendedores se tornou insustentável. A alta do dólar também esteve atrelada aos altos preços no mercado. Como referência monetária mundial, seu crescimento afastou investidores no país, assim como o próprio mercado nacional que prefere a exportação como alternativa de lucro. Além das dificuldades financeiras, o distanciamento social e a relação com a definição do nicho podem perpassar intensas metamorfoses, uma vez que muitos serviços se utilizavam com a relação direta cliente-fornecedor. Sendo assim, a resiliência como combustível para os sonhos e ideias inovadoras é decisivo no processo de empreender, tendo sempre em mente um objetivo final que não necessariamente deva ser cumprido às pressas, mas uma visão empreendedora que subdivide esse objetivo em metas frequentes e acessíveis.
2) Capacidade inovadora como alavanca para os negócios
Apesar de um momento de crise e angústia ser revelado pela pandemia, uma outra face é cada vez mais evidente (a saber, o crescimento de microempreendedores). Segundo o Portal do Empreendedor, mais de 550 mil novos empreendedores foram registrados em 2020, um crescimento de 16 mil a mais que no ano anterior. Esse crescimento inesperado, revela a criatividade e inovação somados a estratégias que só seriam possíveis em tempos excepcionais. Hobbies e habilidades que eram vistas como um complemento de renda ou uma mera diversão passaram a se tornar fonte de renda. Um mercado que se tornou rentável ao longo da pandemia, era o de máscaras de tecido, com simples materiais, uma pessoa que soubesse costurar ou até mesmo que tivesse como função apenas cuidar da própria casa poderiam se aventurar em produzir tais materiais que poderiam garantir o sustento e ajudar nas contas.
3) Um olhar futurista
Por mais que no cenário pandêmico muitas ideias dessem certo, ao final da pandemia algumas estratégias devem ser repensadas e analisadas para prosperar nos próximos anos. É preciso assimilar com maior facilidade os novos hábitos e necessidades dos clientes, gerando novas soluções para direcionar o público alvo à uma nova experiência. Um exemplo de reestruturação do mercado é a reconstrução do modelo de vendas online, um mercado que cresceu demasiado na pandemia, deve ser regionalizado atendendo a novas demandas, intensificando terceirizações e ampliando a automação frente às concorrentes. Outra demanda do ambiente digital, é a utilização de redes sociais como impulsionador de vendas e divulgações. Ampliar sua marca para o mundo digital é crucial para acessibilidade do cliente, uma vez que é neste universo de mídias sociais que o cliente busca ter esse
contato para tomar decisões de compra. Sendo mais prático, a renovação da marca com cuidados em postagens ou até mesmo a utilização de propagandas pagas pode ser uma saída na abrangência da marca. Vale lembrar também que todos esses argumentos estão embasados em uma nova infraestrutura feita para comportar sua marca e seus ideais, o que demanda tempo e dinheiro gastos em um serviço que se tornou crucial nesse tempo. Dessa forma, esse olhar futurista, traz consigo novas percepções para o cenário vigente, sem medo de transições e culminando em perspectivas que delimitam onde e quando podemos investir.
As relações sociais em cheque
Para finalizar, é necessário abrirmos um espaço para repensar as relações sociais. Sendo de extrema importância a construção de ambientes harmônicos e internacionais, proporcionando tanto ao líder quanto aos seus colaboradores uma constante análise, a fim de gerar um ambiente colaborativo com foco em resultados que viram uma chave em produtividade e alinhamento.
Em síntese, o empreendimento em tempos como estes, revela nossa incisiva busca por novas ideias que perpassam pela resistência, capacidade inovadora e um olhar futurista, concebendo um ciclo probatório rumo ao sucesso, entendendo que proporcionar uma melhor qualidade de vida gerando fonte de renda é possível mesmo em tempos atípicos.
Feito por: Caio Marques Lúcio