O que é ser uma empresa proativa?
Quando se fala de gerenciamento empresarial existem dois tipos de postura adotas, a gestão reativa e a proativa. A primeira, é aquela que age de acordo, apenas, com as demandas do mercado, ou seja, atua depois que o mercado apresenta uma tendência. Já a gestão proativa é o oposto, identifica as possíveis demandas de mercado e age se antecipando a elas.
No Brasil, estima-se que cerca de 67% das decisões de gestão são tomadas de acordo com o mercado, e não existe problema nisso. Contudo, quando se é adotada a prática de se preparar para o futuro os ganhos podem ser notados em todas as áreas da empresa.
Como aplicar?
A gestão proativa apesar de ser muito eficaz, não é algo simples de se aplicar. Isso acontece porque não um simples processo operacional, é preciso que a empresa possua uma cultura organizacional que favoreça a implementação dessa estratégia.
Além da cultura organizacional, para ter uma gestão eficiente é necessário que a empresa desenvolva as 8 capacidades da proatividade que são divididos em 4 pilares. São eles:
- Gestão do futuro hoje
Tem relação com a capacidade de visualizar realidades futuras, ou seja, identificar tendências e pensar além do que está sendo feito no presente. Para isso, é preciso lidar com a capacidade de gerenciar pressão a curto prazo, depois de identificar as tendências o planejamento é feito para o que ainda está por vir, e não para o agora. Esse fator é essencial, pois muitas empresas pensam em obter lucro imediato. Algumas vezes é necessário fazer pequenos sacrifícios no presente, para ter uma situação favorável no futuro.
- Gestão da incerteza
Esse pilar engloba as capacidades de lidar com o risco e o erro. Na tentativa de antecipar as necessidades do mercado esses elementos estão sempre presentes. Lidar com a incerteza associada a essa estratégia é fundamental para obter um bom resultado. É preciso olhar o risco e o erro como duas chances de aprendizado, para saber o que fazer ou não numa próxima vez. Vale ressaltar que não são erros relativos à incompetência ou negligência, mas voltados para exploração e descoberta.
- Gestão de inovação proativa
Trata da capacidade de inovar proativamente, ou seja, reflete na postura da empresa diante desse novo processo, mostra quão engajada está a empresa em realmente está em quebrar os paradigmas de mercado existentes. Além disso, a capacidade de gestão flexível é fundamental, um processo burocrático e com muita hierarquia faz com que a proatividade seja reduzida. É necessário dar aos colaboradores certa autonomia para que sejam gerados insights inovadores.
- Gestão de comportamento proativo
A capacidade de liderar proativamente tem a ver com a promoção de atitudes e comportamentos voltados à antecipação, criatividade e criação de novas formas de trabalho. São líderes que transformam e não seguem o estilo tradicional marcado pelo controle, isso aumenta a produtividade. Enquanto a capacidade de identificar e desenvolver pessoas proativas é marcada pelo treinamento de tal característica. Em uma empresa proativa a proatividade é treinável e ampliável. Estratégias comuns são as políticas de incentivos e bônus para funcionários.
Quais as vantagens?
Como visto, para que a gestão proativa funcione diferentes setores precisam trabalhar em conjunto. Somente esse aspecto já proporciona a possibilidade de relatórios completos e integrados de diversas áreas. Uma série de outros benefícios são obtidos depois da aplicação dessa estratégia.
Quando se trabalha com a antecipação do mercado, consequentemente se obtêm um amadurecimento do planejamentoestratégico da empresa. Isso economiza tempo e esforço na tomada de decisão, fazendo com que os processos sejam mais ágeis.
Como esperado em qualquer aplicação de um novo procedimento, é obtida grande melhoria nos resultados. Com as análises e pesquisas propostas durante a implementação, o processo se torna mais assertivo o que gera um aumento da lucratividade e diminuição do custo.
Além disso, mesmo com o fator da incerteza o processo se torna mais confiável, pois como visto ele está bem estruturado e assertivo. Dessa forma, é possível que ele se torne mais flexível e se adeque melhor aos interesses da empresa conforme novas oportunidades aparecem.
Texto escrito pelo consultor João Guerreiro.