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Entenda como o mercado alimentício impacta a economia.

Ao contrário de muitos outros, o mercado alimentício só tem dado sinais de crescimento, mesmo frente a crises econômicas e sanitárias. Se você já faz parte desse setor ou está à procura de um novo ramo de investimento, ao final desse texto você entenderá porque investir no mercado alimentício pode ser a sua resposta. 

          A indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do país, representa 10,6% do PIB brasileiro e gera 1,68 mi de empregos formais e diretos. Além disso, o Brasil ainda é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo. 

Geração de empregos

O setor de alimentos é o que mais emprega na indústria brasileira de transformação. Esse mercado é muito amplo e conta com a atuação de profissionais de diversas áreas, desde profissionais do setor primário da economia até profissionais que lidam diretamente com o consumidor final. E no cenário da pandemia não foi diferente, a abertura de empresas de entrega de alimentos cresceu 46,75% em 2020, muito provavelmente devido a uma migração de profissionais de outras áreas afetadas pela crise, que decidiram começar seu próprio empreendimento. Enquanto empresas de outros setores fecharam as portas, novos empreendedores surgiram no mercado alimentício.




Figura 1 (Fonte: https://alimentosprocessados.com.br/industria-na-sociedade-brasileira.php)

Além disso, é extremamente importante que haja um controle de qualidade severo por trás da venda de quaisquer tipos de alimentos, o que implica na contratação de profissionais especializados, como engenheiros, tecnólogos, entre outros. 

          No entanto, uma das dores do setor é a falta de mão de obra qualificada, já que é, em grande parte, constituído por empresas novatas no mercado e de pequeno porte. Consequentemente, cresce o mercado de cursos profissionalizantes e surgem novas oportunidades relacionadas direta ou indiretamente ao mercado alimentício. 

A influência da tecnologia

Uma das principais causas do crescimento desse setor e também da abertura de tantas novas empresas foi o surgimento de tecnologias que facilitam a compra, a entrega e a divulgação de serviços. Através de aplicativos de entrega, por exemplo, até mesmo pequenas e microempresas conquistam maior visibilidade e conseguem atender com facilidade um número bem maior de clientes. Quanto aos consumidores, a facilidade de compra é um fator extremamente atrativo, principalmente num cenário de pandemia. 

          Além disso, as redes sociais têm se mostrado grandes aliadas de todos os tipos de negócios, uma vez que abriu portas para diversas estratégias de divulgação e conexão com o cliente.

Tendências

Se em 2020 houve um relevante crescimento do setor, a expectativa é que até o fim de 2021, com a reabertura gradual do comércio e, consequentemente, maior geração de empregos, o consumidor aumente seu poder de compra, alavancando ainda mais o mercado alimentício. Além disso, a tendência é que o consumo se torne mais consciente, ou seja, haverá uma maior preocupação com a segurança e a qualidade do alimento e com a higiene e conservação do estabelecimento.

Texto escrito pela Diretora Renata Franco.