Entenda o que é ESG, a sigla que está em alta, mudando a maneira de se fazer negócios, e como essa abordagem não apenas impulsiona o desempenho das empresas, mas também oferece benefícios para investidores e para a sociedade.
- O que é?
ESG é uma sigla em inglês, representando os critérios ambientais (Environmental), sociais (Social) e de governança (Governance) de um conjunto de práticas que avalia a sustentabilidade e o impacto ético de uma empresa.
Além de buscar lucro, as empresas adotam essas práticas para promover retornos financeiros e impactos sociais e ambientais positivos. Os investidores utilizam esses aspectos para avaliar o potencial e os riscos de investimento, identificando empresas com estratégias sólidas de ESG.
Além disso, o ESG surge em um momento em que é impossível que o tema da sustentabilidade seja ignorado pelo mercado. E ao que tudo indica, veio para ficar, ampliando sua esfera de importância, inclusive para as micro e pequenas empresas.
- Quais são os pilares?
- Ambiental: Refere-se a ações que visam a proteção do meio ambiente, assim como a redução dos impactos negativos causados pelo uso dos recursos naturais.
Essas ações podem ser:
- Combate ao desmatamento;
- Descarte adequado de resíduos e reciclagem;
- Combate ao aquecimento global e redução da emissão de carbono;
- Diminuição da poluição;
- Consumo consciente da água.
- 2. Social: Refere-se à assumir um compromisso com a sociedade, aliando o desenvolvimento econômico ao social. Algumas práticas são:
- Representatividade e inclusão de minorias;
- Valorização dos funcionários;
- Criação e desenvolvimento de projetos sociais;
- Cumprimento das leis trabalhistas e dos direitos humanos.
- 3. Governança: Está relacionado às práticas de administração e governança da empresa, como por exemplo:
- Acesso a investimentos e crédito;
- Implantar ESG ajuda a correr menos riscos;
- Aumenta a rentabilidade;
- Diminui custos, já que evita desperdícios;
- Valoriza a marca e promove maior transparência em relação aos investidores e
clientes; - Promove sustentabilidade;
- Desenvolve talentos.
Como a CONPLEQ Consultoria pode te ajudar?
Algumas das nossas soluções se encaixam no âmbito de deixar sua empresa de acordo com as normas regulatórias e são passos necessários dentro do plano de ação para colocar as ESGs em prática.
A partir do inventário de carbono é possível entender o impacto que suas atividades causam no meio ambiente e como afetam a sociedade que elas se inserem, além de gerar planos de ação que minimizem ou neutralizem, através do plantio de árvores, as emissões de poluentes. Este serviço pode ser feito de maneira contínua e os resultados obtidos são comparados com outros inventários para gerar um perfil de emissão.
Trata-se de um documento muito importante que é exigido por órgãos governamentais e
instituições financeiras.
O PGRS é um importante documento de acordo com a Lei no 12.305 de 2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ele é o documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de resíduos gerados por empresas, indústrias ou estabelecimentos, descrevendo quais práticas e ações devem ser tomadas, de acordo com a lei, para a coleta, o manejo, o acondicionamento e a disposição final desses resíduos. O documento também conta com ações preventivas e corretivas, tendo como
principais objetivos o controle adequado e a reutilização dos resíduos, a fim de diminuir a sua geração e, consequentemente, os riscos ao meio ambiente e à saúde humana.
Venha transformar a maneira como sua empresa age, se organiza e se posiciona no mercado, seguindo as tendências e mostrando o comprometimento com o desenvolvimento sustentável, com foco no presente e futuro! Conte com a CONPLEQ Consultoria para lhe ajudar a atender os requisitos regulatórios, e consequentemente para lhe proporcionar credibilidade, protegendo a reputação da sua empresa e possibilitando o investimento em Marketing Verde.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento!
Artigo por Mylena Berriel