• (21) 97055-8232

MEJ

História

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1967, com o objetivo de complementar a formação acadêmica com experiências práticas. No Brasil, o movimento chega, em 1988, através da Câmara de Comércio Franco-Brasileira.

A Empresa Junior é uma associação civil, sem fins lucrativos, na qual os alunos da graduação prestam serviços e desenvolvem projetos para outras empresas e para a sociedade em geral.

O MEJ oferece a sociedade uma consultoria empresarial de menor custo, aumentando a qualidade e a chance de sucesso de empreendimentos num país com alta demanda por emprego e renda. Além disso, proporciona aos universitários a oportunidade de colocar em prática o aprendizado obtido nas salas de aula de forma única, passando valiosas lições sobre trabalho em equipe, liderança, criatividade, networking, pró-atividade e qualidade. Tais características são consideradas o diferencial no mercado de trabalho atual.

Foi sempre uma das metas do MEJ a formação de executivos e empreendedores líderes, conscientes de seu papel fundamental para o desenvolvimento do país.

Atualmente, o Brasil é um país de destaque frente ao Movimento Júnior como um todo. São mais de 600 empresas juniores em todo o país, que oferecem uma gama diversificada de serviços. E com intuito de maior e melhor organização surge em 2003 a Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores – onde seu objetivo é representar as empresas juniores em nível nacional e desenvolver o Movimento Empresa Júnior como agente de educação empresarial e gerador de novos negócios.

Pode-se então considerar o MEJ um fenômeno econômico e empresarial de sucesso.

Fonte: RioJunior

Rio Junior

A RioJunior é a Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro, regulamenta e desenvolve essas organizações no RJ.

As empresas juniores são associações civis, sem fins lucrativos, constituídas exclusivamente por alunos das mais diversas áreas da graduação de instituições de ensino superior, com o intuito de estimular o espírito empreendedor e de promover o desenvolvimento técnico, acadêmico, pessoal e profissional dos estudantes, mediante a elaboração de projetos para empresas, entidades e para a sociedade em geral, sob a supervisão de professores e profissionais especializados.

Com efeito, por meio da vivência empresarial, essas associações propiciam o preparo acadêmico e a experiência profissional, de maneira a fortalecer o empreendedorismo, proporcionando a integração das instituições de ensino superior com a empresa e a sociedade e, assim, capacitando os alunos de graduação para o mercado de trabalho de maneira mais competitiva. Trata-se de um movimento que tem origem na Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais de Paris (L’Ecole Supérieure dês Sciences Economiques et Commerciales), que se iniciou em 1967, e que hoje está presente em todos os continentes, formando uma ampla rede de empreendedorismo estudantil no mundo.

No Brasil, iniciou-se em 1987, com uma convocação pela Câmara de Comércio França-Brasil, sendo que, de lá para cá foram criadas várias entidades com esse perfil nas mais diversas áreas de aprendizado de nível superior. Hoje, são mais de 27 mil universitários brasileiros espalhados em cerca de 1,2 mil empresas juniores e realizando mais de 2 mil projetos por ano.

Brasil Junior

A Brasil Junior (BJ) é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores e compartilha com todos os empresários juniores o objetivo de tornar o MEJ um movimento reconhecido pelos diversos atores da sociedade por contribuir para o desenvolvimento do país por meio da formação de profissionais diferenciados.

Ela é formada atualmente por 27 federações, representando 13 estados e o Distrito Federal. Conta com + de 1.400 empresas juniores, + de 26 mil empresários juniores e conta com + de 34 mil projetos.

A Brasil Júnior é o órgão nacional do Movimento Empresa Júnior, trabalhando para fomentar e dar suporte às empresas juniores em todo o Brasil e representá-las para potencializar os resultados de nossa rede. A atuação ocorre pela definição conjunta de planos e diretrizes do Movimento, como o Conceito Nacional de Empresa Júnior. As ações são desenvolvidas por sua diretoria e, em cada estado, por sua federação local.