Planilha de fluxo de caixa diário no excel

Planilha de fluxo de caixa diário no excel

Planilha de Fluxo de Caixa

O objetivo dessa publicação é te disponibilizar gratuitamente um modelo de uma Planilha de Fluxo de Caixa Diário, mostrando também suas aplicações! 

Planilha de Fluxo de Caixa Diário no Excel

O que é uma Planilha de Fluxo de Caixa?

Um fluxo de caixa excel nada mais é do que um controle no qual organizamos todas as entradas e as saídas de uma determinada empresa. Mais especificamente, podemos detalhar bastante cada entrada e saída, adicionando datas, documentos, fornecedores, clientes, contas e muito mais.

Quando utilizar um Modelo de Fluxo de Caixa?

É interessante utilizar um modelo já pronto para poupar tempo e já poder realizar o registro das movimentações de entradas e saídas. Ter um modelo com todas as formatações, fórmulas e lógicas já construídas ajuda bastante na implementação de um controle de caixa de uma empresa.

Além disso, toda empresa precisa ter um controle de caixa e isso pode ser feito por meio de um software ou via uma planilha de controle de caixa, como a que estamos disponibilizando nessa publicação.

Como funciona a Planilha de Entrada e Saida?

Como mencionamos anteriormente, o objetivo dessa publicação vai ser te disponibilizar uma planilha de movimento de caixa diario gratis para que você possa cadastrar todas as movimentações da sua empresa. Além disso, também vamos explicar como utilizá-la da forma correta mostrando um passo a passo do que deve ser feito em cada uma das abas.

Aba Resumo

Abaixo temos uma imagem na qual podemos ver a aba de Resumo da nossa planilha de Fluxo de Caixa. Nessa aba, podemos analisar as entradas, saídas e o saldo final de uma determinada conta na data desejada.

Outra análise que também podemos fazer é verificar quais foram os saldos de entradas e saídas em todas as contas cadastradas a partir de uma determinada data. Na imagem, selecionamos o mês de janeiro e o ano de 2019, o que faz com que a planilha nos exiba todas as entradas e saídas a partir dessa data até a data atual. Esses valores podem ser observados tanto na tabela quanto pelo gráfico ao lado.

Aba Resumo da Planilha de Fluxo de Caixa

Aba Resumo da Planilha de Fluxo de Caixa

Para que a aba de Resumo possua informações a serem analisadas precisamos primeiro preencher a aba de Fluxo de Caixa com as movimentações de entradas e saídas.

Aba Fluxo de Caixa

Na tabela abaixo podemos inserir novas linhas e preencher suas colunas com as movimentações de entradas ou saídas. Sempre que uma linha for adicionada as fórmulas das últimas colunas (Acumulado e Acum. (Previsão)) serão arrastadas automaticamente.

A coluna de acumulado em nossa planilha fluxo de caixa vai nos mostrar qual é o saldo acumulado de todas as contas considerando apenas as movimentações com status “Pago”, ou seja, apenas o que realmente já foi concretizado.

Já a coluna Acum. (Previsão) considera não só as movimentaçoes com status “Pago”, mas também as movimentações com status “Em aberto”. Isto é, nessa coluna você pode prever qual será o saldo de caixa da empresa em uma determinada data se todas as previsões até essa data realmente se concretizarem.

Tabela de Movimentações

Tabela de Movimentações

Como você pode observar na tabela acima, essa é uma planilha de fluxo de caixa diario, uma vez que você pode cadastrar movimentações de entradas e saídas independentes para cada dia.

Aba Cadastros

No modelo fluxo de caixa que estamos disponibilizando, você pode personalizar diversos campos com as opções que funcionam melhor para você. Por exemplo, você pode cadastrar seus próprios favorecidos, centros de custo, contas e classificações. Para fazer isso, precisamos ir até a aba de Cadastros.

Nessa aba, você pode cadastrar apenas as opções que façam sentido para o seu dia-a-dia. Por exemplo, se você possuir mais do que três favorecidos você pode cadastrar todos eles na coluna de Favorecidos. Para fazer isso, basta escrever o nome do favorecido na primeira linha em branco da coluna de Favorecidos que ele já estará disponível para utilização na aba de Fluxo de Caixa. O mesmo vale para todas as colunas da aba de Cadastros. Para adicionar informações, basta preencher a primeira linha em branco e, para excluir informações, basta apagar o conteúdo da célula a ser excluída (selecionar a célula e apertar Delete).

Aba de Cadastros

Aba de Cadastros

Aba Comece por aqui

Por fim, se você precisar de mais instruções para utilizar essa planilha de fluxo de caixa gratis basta ir até a primeira aba da planilha, chamada “Comece por aqui”. Lá também damos um passo a passo de como manusear esse controle de caixa diario gratis e como realizar o preenchimento das abas da forma correta.

Explicação da Planilha de Fluxo de Caixa

Explicação da Planilha de Fluxo de Caixa 

Conclusão

Nessa publicação você vai poder baixar gratuitamente o nosso modelo de fluxo de caixa e aprender como utilizá-lo da forma correta seguindo o passo a passo que disponibilizamos sobre cada uma das abas.

Com essa planilha você vai conseguir cadastrar todas as movimentações de entradas e saídas da sua empresa e também analisá-las de uma forma resumida através do relatório apresentado na aba de Resumo.

Caso ainda não tenha feito o download, clique aqui para baixar a Planilha de Fluxo de Caixa Diario Excel Pronta Gratis!

Para acessar os outros modelos de planilhas elaborados pela Hashtag, clique aqui!

Esse texto foi escrito pela Hashtag Treinamentos e é postado no nosso blog em forma de parceria. 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *