Por que contratar o serviço de uma Empresa Júnior?

Por que contratar o serviço de uma Empresa Júnior?

Primeiramente, “O que são empresas júniores? Essa pergunta parece ser boba no instante inicial, mas muitos empreendedores não sabem responder de fato. Apesar de ela já atuar no Brasil há alguns anos, esse conceito foi criado na França em 1967, porém no âmbito nacional a primeira empresa nesses moldes foram alunos de administração da Fundação Getúlio Vargas em 1987. Logo, Empresas Júniores são empresas formandas por estudantes, ou seja, sem fins lucrativos apenas com intuito de pôr em prática a sua futura profissão fora das salas de aulas.

Essas companhias fazem parte de um movimento chamado Movimento Empresas Júnior (MEJ) que tem como missão formar por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”, ou seja, formar empreendedores inconformados que irão se capacitar através de projetos, impactando a vida de micro, pequenas e médias empresas em todo país.

Além disso, o movimento é guiado por diferentes instâncias classificadas em nacional, estadual e regional. Logo, a instância nacional é a Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores), é a partir dela que as metas das federações estaduais são formadas. As instâncias regionais, conhecidas como núcleos são guiadas pelas federações estaduais. Cada EJ está inserida em uma federação estadual e num núcleo específico.

Como resultado, o MEJ em 2019, contava com mais de 900 empresas juniores, 22.000 empresários juniores e 17.000 projetos realizados e com faturamento superior a 23 milhões de reais.

Visto isso, podemos ver que o Movimento de Empresa Júnior é bem forte e sério no país, além de fazer parte também da vida de muitos empreendedores e microempreendedores. Logo, existem várias vantagens para se contratar esse tipo de empresa, como por exemplo:

  • PREÇO:

Por sermos sem fins lucrativos, os valores cobrados nos projetos são apenas para o custo do projeto em si, manutenção da empresa e capacitação de membros o que torna muito mais abaixo quando comparadas a empresas sênior além de garantirmos a mesma qualidade.

  • PROJETOS PERSONALIZADOS:

Nosso objetivo é sanar as dores de nossos clientes e como buscamos conhecimento, conseguimos ir a fundo ao problema especificamente buscando sempre a melhor e mais viável solução. Vale lembrar que estamos sediados nos polos de pesquisa, nas faculdades, rodeados de conhecimento e professores e outros empresários juniores que pregam o colaborativismo que deixa mais propício o desenvolvimento do projeto mais inovadores, interdisciplinar e adaptado a realidade do cliente.

  • QUALIDADE:

Embora sejamos formados e geridos por alunos, estamos em contato constante com os Professores de nossas Universidades, que nos auxiliam rotineiramente no desenvolvimento, correção e validação dos projetos. Considerando-os parceiros, os professores são de suma importância para a manutenção da qualidade dos nossos serviços. Ademais, todo dinheiro das empresas juniores considerado lucro é investido na qualificação e desenvolvimento dos membros, para prepará-los para o mercado de trabalho e melhorando constantemente os resultados dos projetos. Em suma, o dinheiro é aplicado em cursos, eventos da rede de conexão júnior, na qualidade da execução dos trabalhos, entre outras atividades. Assim, renovando constantemente os nossos padrões, visando sempre a melhor alternativa para nossos clientes.

  • ÉTICA E UNIÃO:

O MEJ, tem com um dos seus pilares a união, e as empresas juniores vivem isso de fato, elas não são vistas entre si como concorrente e sim como uma forma aberta de troca de informação, troca de soluções o que facilita e melhora o contato direto com elas, seja da mesma área de atuação ou não, assim como com diversos professores. A consequência maior dessa cultura é a busca de novas soluções juntos deixando o trabalho mais eficiente, saudável e leve.

Outro pilar bem importante do movimento é a ética, assegurando a boa conduta das empresas e dos membros que as compõem, além do compromisso com a verdade e a transparência nas ações.

  • APOIADORES:

Além de sermos sediados, temos total apoio das universidades o que permite que fiquemos em constante contato direto com inovações, acesso fácil a bibliotecas técnicas, laboratórios completos e ao conhecimento de professores.

Fora esse apoio de universidades em todo país, a Brasil Júnior, Confederação Brasileira de Empresas Juniores, possui parceiros de renome no Brasil e no mundo, como a Globo, Votorantin, Ambev, Bradesco, Caixa, dentre outros. Isso é consequência da importância do movimento no cenário atual e da confiança que essas empresas têm nos resultados das EJs, chegando até mesmo a criar processos seletivos especiais para ex membros de Empresas Juniores.

Vale lembrar que embora vinculados a Faculdades, a Empresa Júnior funciona da mesma forma que uma Empresa Sênior, somos divididos em departamentos, nossos projetos são assinados por profissionais formados (sendo válidos perante qualquer órgão), pagamos impostos e temos um CNPJ. Logo, nossos membros desenvolvem conhecimento em diversas áreas o que facilita que nossos projetos sejam mais inovadores e completos, como foco na resolução do problema do cliente.

Em visto de tudo que foi mencionado, a história desse movimento, a importância e principalmente as vantagens, podemos concluir e responder a pergunta inicial o porquê de contratar um EJ para seu negócio. Além de ter diversos benefícios para você empreendedor e micro empreendedor, também contribui para formação de futuros profissionais capazes de impactar a sociedade, como a formação de novos líderes.

Ficou curioso para saber mais sobre a Conpleq? Veja nossa carta de serviços.

Gostou de saber desse movimento? Comente, mande um e-mail, gostaríamos de saber sua opinião, ela é muito importante para nós!

Texto escrito pela consultora Christina Teixeira

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *