• (21) 97055-8232

Qual a importância de ler o rótulo dos alimentos?

Atualmente a procura por ter uma vida mais saudável está crescendo e, muitas vezes, essa mudança começa por uma alimentação de melhor qualidade. Contudo, a vida, principalmente em uma grande metrópole, é extremamente corrida, o que favorece à compra de alimentos industrializados visto que, são mais fácies e rápidos de serem consumidos. Porém, saber ler os rótulos desses alimentos é o pulo do gato para escolher quais que trarão maiores benefícios para sua vida.

Para sabermos ler o rótulo, primeiro deveremos saber o que ele é. O rótulo é o local, no qual, deverá conter as informações do produto. Diante disso, é nele que saberemos se possui, ou não, alguns nutrientes, como por exemplo: se possui gorduras trans, corantes, leite, etc. É nele, também, que sabemos se o produto possui algum alergênicos como, por exemplo: amendoim, leite, soja, entre outros.

Ademais, no rótulo existem alguns pontos que devem ser destacados como:

  • Lista de Ingredientes: indica os ingredientes que foram utilizados para a composição do produto. Deve-se atentar a posição em que os ingredientes aparecem, pois a lista é organizada em ordem decrescente, ou seja, o primeiro mencionado é o que aparece em maior quantidade e o último em menor quantidade;
  • Porção: é a quantidade média do alimento que deve ser consumida a fim de manter uma alimentação saudável;
  • Medida Caseira: indica a porção utilizada pelo consumidor para medir a quantidade de alimento, por exemplo: fatias, copos, entre outros;
  • Percentual de Valores Diários (%VD): indica, em porcentagem, a quantidade de energia e nutrientes a porção contém.
  • Tabela nutricional: na tabela está indicado o quão a porção do alimento colabora para atingir a quantidade indicada por dia. Os componentes da tabela nutricional são: valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

A falta de leitura do rótulo pode vir a trazer alguns malefícios para determinados grupos, tais como: os veganos que podem vir a consumir algum produto que venha de origem animal; pessoas que possuem algum tipo de alergia alimentícia que podem vir a consumir um produto com seu alergênico; pessoa que estão sob alguma restrição alimentícia podem vir a consumir um produto indesejado; e assim por diante.

Dessa forma, percebe-se o valor de compreender o rótulo de um produto. Com isso, conseguimos entender melhor as informações que o rótulo nos passa e podemos escolher melhor os alimentos que queremos consumir.

Portanto, possuir um rótulo de qualidade nos produtos é de suma importância para que o consumidor saiba “o que” e quais as quantidades que está consumindo ao comprar o produto. Logo, ter um rótulo bem legítimo ao produto será um diferencial para o mercado.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre a rotulagem nutricional, esse serviço tão importante para nossa saúde? Entre em contato com a Conpleq, estaremos à sua disposição!