Dados da Organização das Nações Unidas (ONU):
1,4 milhão de pessoas de todas as idades morrem anualmente por causas que poderiam ser prevenidas se, para elas, existisse acesso adequado à água potável e ao saneamento básico. E esse problema leva a outro, pois a falta de saneamento está diretamente relacionada com a poluição: em todo o mundo, segundo a ONU, 2 bilhões de pessoas usam água vinda de fontes contaminadas com coliformes fecais.
A escassez está relacionada à qualidade da água e à sua distribuição, e a desigualdade na distribuição em relação à densidade populacional é um fator agravante. É sabido que o aumento da população demanda mais recursos hídricos para diferentes fins, principalmente para a indústria e agricultura, sendo esta última uma das atividades que mais demanda água.
Por esses motivos é trivial que as empresas se conscientizem à quantidade de água utilizada nos seus processos e como fazer com que ela seja tratada de forma adequada para que retorne as pessoas, animais e plantas sem contaminantes de uso.
Empresas juniores, como a CONPLEQ (Consultoria e Planejamento em Engenharia Química), já possuem serviços, como a Análise de Água e a Captação de Água, em seu catálogo, que tem como propósito manter o microempreendedor regulado fazendo análises na água utilizada em seu negócio, além de orientar na implementação de um plano para conservar e reutilizar a água.
No entanto, é possível que pequenos atos no dia-a-dia das pessoas, ajudem nesse objetivo. Seguem abaixo ideias de como auxiliar nesse problema tão importante:
- Reaproveitar a água do cozimento de alimentos: Além de estarmos desperdiçando um bem precioso, acabamos deixando escapar pelo ralo da pia um líquido rico em nutrientes, que poderia ser reutilizado na própria alimentação.
- Captar a água da chuva: a água da chuva não é potável, porém, é possível aproveitá-la para limpeza de pisos e molhar o jardim, por exemplo. É importante reforçar que essa água não serve para consumo humano, cozinhar ou tomar banho.
- Coletar a água durante o banho: Parece ser uma tarefa difícil reutilizar a água que usamos durante o banho, mas faça o teste em casa. Deixe um balde dentro do box durante o banho e você verá que é possível recuperar uma boa quantidade de água que respinga no nosso corpo. Ela pode ficar ali no banheiro mesmo e ser utilizada para dar descargas. Além disso, diminua o tempo de banho. Nada de deixar o chuveiro ligado enquanto se ensaboa ou lava o cabelo.
Assim, você economiza muitos litros de água que iriam para o ralo sem necessidade.
A questão da água é uma problemática tão imensa e complexa que motivou a realização de uma nova Conferência da ONU sobre Água, nos dias 22 a 24 de março de 2023, em Nova York, cuja primeira e única edição havia ocorrido em 1977. Diversos assuntos relacionados a água foram discutidos, e concluído que a universalização da água tratada depende da convergência entre a produção do conhecimento, sua incorporação nas políticas públicas e a existência de financiamento para a implementação.
Artigo por Juliana Aben