Na grande maioria das vezes quando vamos a um mercado e compramos um produto de costume, por pressa ou por simplesmente não passar pela nossa cabeça, não olhamos que tipo de informação o fabricante nos passa a respeito do mesmo. Normalmente só olhamos o rótulo, para saber se a marca é aquela de sempre, e deixamos de lado a informação da rotulagem nutricional.
Muitos normalmente confundem esses termos e pensam que trata-se da mesma coisa. No entanto, apesar de serem semelhantes, descrevem coisas bem diferentes.
Mas o que é rótulo?
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), um rótulo ou rotulagem é todo tipo de inscrição, legenda, imagem, matéria descritiva ou gráfica que esteja na embalagem de um alimento ou bebida; seja de maneira escrita, impressa, gravada ou colada.
Resumidamente, o rótulo dos alimentos e bebidas tem o papel de dizer o que está sendo comprado, com informações que costumam ser bem gerais, como é possível ver neste exemplo:
Na imagem acima, é possível saber que o alimento contido na embalagem trata-se de uma lasanha de sabor, peso e marca especificados. Não há, a primeira vista, algo que indique os ingredientes, quantidade de calorias presentes, gorduras, sódio, açúcares ou ainda se contém substâncias prejudiciais para quem possui algum tipo de intolerância ou alergia.
Pensando nisso, a ANVISA definiu que todo e qualquer tipo de alimento ou bebida (com certas exceções), que seja produzida no Brasil e vendida em algum tipo de embalagem, deve fornecer ao consumidor informações mais detalhadas sobre aquele produto. E isso é feito justamente com a ajuda da rotulagem nutricional.
E o que é rotulagem nutricional?
Rotulagem nutricional é toda inscrição destinada a fornecer ao consumidor informações sobre as propriedades de nutrição e ingredientes relativos àquele produto, o que possibilita a escolha de um alimento mais saudável ou que atenda a dietas nutricionais. Ao mesmo tempo, essas referências orientam o consumidor quanto à qualidade do produto frente a outros e fornecem mais credibilidade ao fabricante.
A rotulagem nutricional envolve dados como a descrição detalhada dos ingredientes utilizados, presença de alergênicos, valores nutricionais e energéticos do produto, conteúdo líquido, prazo de validade, identificação de origem entre outras informações pertinentes, como exemplificado nas imagens abaixo que mostram diferenças entre dois produtos similares:
Cada dado na rotulagem nutricional está conforme as Resoluções de Diretoria Colegiada (RDCs), que são legislações específicas da ANVISA, e obrigam que haja informações a respeito das propriedades de produtos exceto: água, embalagens de até 10cm x 8cm e bebidas alcoólicas.
A diferença então é…
Após essas breves descrições, fica mais fácil perceber a diferença entre rótulo e rotulagem nutricional.
O rótulo é focado em identificar o que está sendo comprado por meio de algumas poucas palavras e uma imagem meramente ilustrativa, já a rotulagem nutricional é dedicada a fornecer detalhes descritivos e quantitativos sobre o que tem no produto, permitindo ao consumidor uma melhor escolha de qual irá comprar.
Quer saber mais sobre esse tema? Leia os textos relacionados no nosso Blog!