3 Passos para que o seu produto conquiste de vez a confiança do seu cliente

3 Passos para que o seu produto conquiste de vez a confiança do seu cliente

Você sabia que nos últimos anos houve um acentuado aumento da exigência do consumidor ao realizar a compra de um produto desejado? Legal esse avanço, né? Você também pode avançar e se encaixar nesse novo estilo de mercado, porém, precisa alinhar os pensamentos com os parâmetros populacionais. Pensando na qualificação do mercado e aumento da qualidade, a CONPLEQ disponibilizará algumas dicas.

Há alguns anos atrás o valor agregado do produto não era importante para selar a compra do mesmo, o mais importante era o que ele poderia nos trazer como solução. Atualmente, não é mais assim que funciona, paralelo ao avanço da tecnologia e fluxo constante de informações, foram surgindo novos formatos de consumidores, os quais tem se preocupado cada vez mais com a procedência e qualidade do produto que há de ser adquirido.  Podemos usar como exemplo o caso dos alimentos, nos quais estão se destacando por conta de seus termos nutricionais, evidenciando a preocupação da população com a saúde pública.

Segundo estudos realizados pela Deloitte, o consumidor brasileiro é bem informado e na maioria das vezes já chega ao local com as características do produto que quer comprar, o que torna obrigatório a preocupação e qualificação do varejista com a tendência do mercado. A análise dos dados mostra que 82% deles mantêm programas de treinamento, isto é, se qualificam de acordo com as exigências requeridas.

COMO ENCANTAR O CLIENTE COM MEU PRODUTO?

Para encantar esse novo consumidor, algumas empresas vêm mudando o seu estilo de produção e material, investindo em alternativas mais saudáveis e sustentáveis. Com o objetivo de atender essas novas exigências do mercado, a Nestlé adicionou em sua rotulagem um novo projeto, o chamado Nutricional Compass, uma ferramenta desenvolvida pela companhia para orientar o consumidor hábitos de vida saudáveis, tornando um projeto globalmente conhecido e elogiado.

Além da saúde pública, o consumidor está cada vez mais preocupado com os impactos ambientais e procedência dos produtos a serem consumidos, aumentando o índice de pessoas vegetarianas no brasil. De acordo com o Instituto brasileiro de opinião pública e estatística – IBOPE, o número de vegetarianos dobrou no Brasil em quase 6 anos, chegando em aproximadamente 30 milhões de pessoas, evidenciando a mudança comportamental do consumidor, o que torna necessária a adoção de novas ferramentas de trabalho.

Legais as referências né? Você também pode elevar o seu negócio a outro patamar e a CONPLEQ irá te ajudar com 3 super dicas de negócios.

  1. PÚBLICO ALVO

Você conhece bem o seu público alvo? Sabe os interesses e atitudes dele no mercado?! Pois bem, a boa relação entre o consumidor e a empresa é um dos principais aspectos que torna um empreendimento diferenciado. Agindo de acordo com as necessidades de sua persona, você terá maior facilidade em impor sua marca no mercado e converter os potenciais clientes. Podemos utilizar como exemplo o já citado Nutricional Compass, programa desenvolvido pela Nestlé com o intuito de manter estreitas as relações entre a marca e seu público. Com isso, é percebe-se a necessidade de definir bem o consumidor que deseja atingir e impactar com sua marca e, a partir disso, agir tecnicamente com estratégias de marketing digital no mercado, buscando alcançar e sanar as necessidades dele, mostrando que sua empresa se preocupa e investe nos mesmos ideais que esse potencial cliente.

  • LEGALIZAÇÃO GOVERNAMENTAIS

Como discutido ao longo do texto, o avanço dos sistemas de tecnologia e informação permitiu um maior esclarecimento populacional, aumentando em potencial a exigência do consumidor. Ainda que esteja em desenvolvimento esse novo cliente em potencial, a preocupação com as leis governamentais tem se tornada cada vez mais constante no Brasil, principalmente no ramo alimentício. Um restaurante que segue os padrões de produção deliberados pela ANVISA converte clientes com mais facilidade do que um não legalizado.  Uma das formas de legalizar o seu negócio é seguindo os padrões de Boas Práticas de Fabricação que, além de aumentar a confiabilidade, otimiza a sua produção. Você conhece esses padrões? Caso não, temos um textinho em nosso blog que irá te ajudar a sanar todas as dúvidas sobre isso. Mas calma, fique por aqui que agora vem a última dica para impressionar e conquistar o seu cliente.

  • QUALIDADE E TRANSPARÊNCIA

Já se pegou imaginando se o serviço oferecido pela sua empresa é de qualidade? Bom, a qualidade está diretamente ligada a todas as etapas do processo de produção, isto é, da obtenção de matéria prima até a finalização da compra pelo cliente. Além disso, tem-se a transparência, atitude que vem sendo aderida por diversas empresas no mercado de trabalho. Uma forma de transparência adotada por alguns estabelecimentos são as permitidas visitas às cozinhas de restaurantes, mostrando a forma de produção e a situação de seu estabelecimento com as normas governamentais, com o intuito de esclarecer ao seu público alvo a preocupação do empreendimento com as leis e com a transparência.

Quer alcançar mais resultados e impressionar o seu cliente?

Como vimos ao longo deste conteúdo, algumas ações são imprescindíveis para o avanço e update de seu empreendimento. Conhecendo a importância do desenvolvimento em conjunto com o mercado, que tal aplicar alguns conceitos técnicos para elevar seu negócio a OUTRO PATAMAR? Pois bem, a Consultoria e Planejamento em Engenharia Química está aqui para te ajudar com dicas semanais em nosso blog.

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