7 motivos para a sua empresa solicitar um inventário de carbono

7 motivos para a sua empresa solicitar um inventário de carbono

A solicitação de um inventário de carbono não significa gasto mas, sim, investimento para melhorar a sua empresa em questões econômicas, ecológicas e políticas.

Hoje o mundo está se voltando para uma economia de baixa emissão de carbono e as empresas que saem na frente com o desenvolvimento de soluções sustentáveis, ganham vantagens competitivas e de negociação.

A demanda da sociedade por produtos e serviços ambientalmente responsáveis tem feito com que um grupo cada vez maior de companhias em todo o mundo se empenhe em adotar práticas que garantam a sua sustentabilidade.

Uma das estratégias adotadas atualmente é a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), ferramenta da Gestão Ambiental voltada para a medição e gerenciamento das emissões de GEE, que é um dos meios pelos quais uma corporação pode contribuir para o combate às mudanças climáticas. Além disso, ele é um instrumento que permite a caracterização de suas emissões para um posterior desenvolvimento de metas empresariais de redução.

A realização do inventário de carbono é de extrema importância para empresas e instituições para tornarem-se cientes do impacto que suas atividades causam no meio-ambiente e como afetam a sociedade que elas se inserem.

Com isso, apresentamos sete motivos para a sua empresa solicitar um inventário de carbono:

  1. O Inventário de Emissões é uma das principais ferramentas para se ingressar em uma economia de baixo carbono. Através de metodologias conceituadas, ele mensura e quantifica as emissões diretas e indiretas de uma empresa ou evento. É o primeiro passo para a criação de um plano estratégico de redução e compensação de emissões.
  • A função de ajudar na criação de estratégias sustentáveis de gerenciamento de emissões da organização, e também na redução de custos das operações. Isso faz com que a preocupação da sua empresa com o meio ambiente seja evidente.
  • Um inventário bem consolidado permite a atração de possíveis investidores, o bom relacionamento com clientes e parceiros, além do reconhecimento dos stakeholders.
  • Sua empresa poderá aprimorar sua gestão estratégica, valorizando e influenciando positivamente a sua cadeia de valor.
  • Um inventário pode ir muito além da conformidade legal e gerar oportunidades: inovação; aumento da competitividade; melhoria da reputação e eficiência; redução de custos operacionais; alinhamento com as melhores práticas de sustentabilidade e gestão ambiental através da identificação de fontes de emissão e estabelecimento de diretrizes e ações de redução.
  • A capacidade de melhorar o posicionamento de mercado e gerar engajamento construtivo com as partes interessadas da empresa. Tal motivo, pode garantir a sua empresa maior visibilidade comercial internamente e externamente.
  • A obrigatoriedade do inventário para todos os setores já é uma realidade. Empresas que se preparam antes tem menos chances de sofrer com as conformidades legais. Hoje, no Brasil, legislações estaduais exigem a elaboração e divulgação do inventário de emissões de GEEs (Gases de Efeito Estufa). Por exemplo, nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, resoluções da Cetesb e do INEA o exigem para a emissão e/ou renovação de licenças de operação em vários setores.

A partir destes sete motivos, nota-se a grande importância e o alto impacto que um inventário de carbono pode ter na sua empresa e no mundo.

Dessa forma, nós, da Conpleq, podemos te ajudar na hora de fazer este inventário. Venha conhecer a nossa empresa e saber mais deste assunto. Marque uma reunião sem compromisso, entre em contato e tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho e realize este serviço conosco!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *