• (21) 97055-8232

Como o manual de BPF pode melhorar o meu negócio?

As boas práticas de fabricação (BPF) são uma série de medidas a serem adotadas para garantir os níveis adequados de segurança dos alimentos em um ambiente comercial, isso desde a recepção da matéria prima até a entrega do produto.

A não aplicação das BPF pode gerar consequências como a suspensão de vendas, multas ou até mesmo a interdição parcial ou total do estabelecimento. Mas para além da legislação, existem diversas vantagens em adotar esse manual em seu empreendimento, que iremos abordar um pouco mais abaixo:

Melhora na imagem da empresa e competitividade no mercado

É esperado que os clientes se tornem cada vez mais exigentes em relação àquilo que consomem. Diante do “boom” de novos empreendimentos, certamente aqueles que apresentam compromisso com a segurança e a qualidade dos alimentos terão uma preferência e um destaque no mercado.

Padrão de qualidade

Ao aderir às boas práticas de fabricação e seguir o manual, a probabilidade de ocorrerem mudanças indesejadas no processo de produção que possam interferir no produto final são mínimas, o que evita descontentamentos na experiência do cliente e garante uma ótima reputação ao seu negócio.

Aumento da vida útil do produto

Com instalações e operações em conformidade com as BPF, a probabilidade de contaminação diminui, aumentando a conservação dos alimentos, mesmo os perecíveis.

Segurança dos funcionários e facilidade de adaptação

O manual de BPF promove saúde e segurança no trabalho, pois o documento contém os equipamentos de proteção que devem ser utilizados, a localização dos equipamentos e entre outros, facilitando, ainda, a integração de novos funcionários.

Além desses pontos, é importante destacar que o manual de BPF é uma exigência da vigilância sanitária. Ao adotá-lo, sua empresa estará em total conformidade com a legislação, garantindo a segurança dos alimentos e a legalidade do empreendimento. Isso proporcionará tranquilidade e confiança tanto para você, empresário, quanto para seus clientes e colaboradores, ao saberem que estão trabalhando em um ambiente que prioriza a segurança e a qualidade dos produtos.

Artigo por Ana Júlia Feitosa