Como o rótulo nutricional pode conquistar a credibilidade dos consumidores em um mercado competitivo

Como o rótulo nutricional pode conquistar a credibilidade dos consumidores em um mercado competitivo

Quem nunca se pegou lendo as informações nutricionais de um produto? Aquela tabela, às vezes, bem pequena, no verso da embalagem. “Qual será a quantidade de açúcares? E a de carboidratos?”.  A verdade é que a maioria dos consumidores recorre a ela para saber quais nutrientes aquele produto oferece, qual a quantidade e/ou se há presença de componentes nocivos à saúde daquele indivíduo. Essas são dúvidas importantes que são esclarecidas pelo rótulo nutricional.

Ainda não sabe como a tabela nutricional pode influenciar na sua marca? Não se preocupe! Continue lendo esse post e saiba como esta ferramenta pode ajudar o seu negócio.

 

A rotulagem nutricional é um mecanismo que promove comunicação entre o produtor e o consumidor. O seu propósito é fornecer todas as informações sobre a composição do alimento de forma transparente, que esclareça possíveis dúvidas do comprador. Facilita-se, assim, que cada indivíduo faça escolhas alimentares coerentes com o estilo de vida adotado.

Elaborar uma tabela nutricional é fácil?

Se você acha que elaborar a tabela nutricional de um produto é uma tarefa simples, está enganado! É necessário seguir as normas técnicas estabelecidas pela resolução ANVISA RDC 360/03, isto é, existe um padrão a ser seguido. Dentre elas, itens como lista de ingredientes, identificação de alergênicos, informações nutricionais complementares e valores nutricionais devem estar presentes obrigatoriamente.

Seguir essas resoluções exige, em certos casos, uma análise físico-química do alimento, a resolução de uma série de cálculos e critérios para apresentar cada um dos itens. Por exemplo, os ingredientes devem ser apresentados de maneira decrescente, ou seja, os que apresentam maior quantidade na receita devem ser os primeiros da lista. Dessa maneira o consumidor consegue observar facilmente uma quantidade grande de sal, açúcar e gorduras e avaliar se o consumo do produto em questão está de encontro as suas necessidades e/ou expectativas.

 

Vantagens da utilização da Tabela Nutricional

Ao utilizar a rotulagem, seu produto consegue ampliar a credibilidade com o cliente, pois exibe transparência. Além disso, uma vez que são seguidas as normas da ANVISA, sua mercadoria também terá um maior alcance sobre o público, visto que, você poderá vendê-lo em lojas e supermercados.

Agora, podemos perceber que a utilização do rótulo nutricional mostra a preocupação que o produtor tem em fornecer ao seu cliente todas as informações possíveis sobre o alimento, gerando, assim, uma confiança maior ao cliente na hora da escolha do produto que estará comprando e ganhando força dentro de mercado.

Se você é um empreendedor e pensa em adicionar o rótulo nutricional ao seu produto, aproveite a chance e entre em contato com a gente. A Conpleq Consultoria tem consultores auxiliados por professores para fazerem um excelente serviço!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *