• (21) 97055-8232

CONPLEQ Consultoria | Corrosão Intergranular (Intercristalina)

A corrosão intergranular, ou intercristalina, um dos tipos de corrosão, acontece quando existe um caminho preferencial para a corrosão na região dos contornos de grão. Observando-se que os grãos vão sendo destacados a medida que a corrosão se propaga.

O principal fator responsável pela diferença na resistência a corrosão da matriz (material no meio do grão) e do material vizinho ao contorno é a diferença que apresentam na composição química nestes locais. Deste modo, mesmo que a alteração na composição química não seja suficiente para eliminar totalmente a capacidade de formação da camada passiva, verifica-se que existe uma corrente de corrosão devido a diferença de potencial ocasionada pelas características diferentes dos materiais.

No caso da corrosão intergranular dos aços inoxidáveis, a diferença na composição química se deve à formação de uma zona empobrecida em cromo nas vizinhanças dos contornos de grão, em conseqüência da precipitação de carbonetos de cromo. Em outros casos átomos solutos podem ser segregados no contorno de grão, aumentando a sua reatividade. Em outros casos ainda, os próprios átomos do contorno podem ter maior tendência à passar para solução.

O exame metalográfico geralmente não é capaz de detectar a susceptibilidade à corrosão intergranular, sendo necessária a realização de testes específicos para esta finalidade. A corrosão intergranular não requer a presença simultânea de meio corrosivo e esforços de tração como é o caso da corrosão-sob-tensão, objeto do item seguinte.

Como a Conpleq pode impactar sua empresa?

A fim de evitar perdas para a indústria a Conpleq pode identificar os tipos de corrosão que estão sendo ocasionados em suas instalações e equipamentos dando um feedback efetivo do que está causando a corrosão e para aqueles que querem evitar grandes danos oriundos da corrosão, a Conpleq pode ajudar a fazer a escolha do material para a construção dos seus equipamentos e instalações, levando em consideração a ação do meio, uma vez que estes precisam possuir propriedades resistentes a corrosão, além de apresentar propriedades mecânicas suficientes e características de fabricação adequadas.

Entre em contato conosco para agendar uma reunião sem compromisso.