Eficiência Energética: Você sabe como economizar energia na conta da sua empresa?

Eficiência Energética: Você sabe como economizar energia na conta da sua empresa?

A energia é um recurso considerado essencial, atualmente, para a realização de serviços, visto o grande avanço e desenvolvimento que ela pode proporcionar a um processo. Muitas empresas e estabelecimentos dependem de maneira imprescindível da energia e, por conta disso, se encontram, muitas vezes, em um cenário de altos custos. É nesse contexto que surge a chamada Eficiência Energética.

O que pode ser definido, afinal, como Eficiência Energética?

A Eficiência Energética é, simplesmente, a execução de um serviço que utilize a menor quantidade de energia possível, evitando o desperdício e gerando economia. É possível, a partir dessa prática, diminuir os gastos com energia, mantendo a qualidade do processo a ser realizado. A iluminação ou refrigeração, por exemplo, podem representar uma boa parte das despesas de uma empresa. Às vezes, basta fazer uma simples substituição de algum aparelho por outro mais moderno para que haja a redução do custo.

Veja abaixo quais as vantagens da eficiência energética

É comum, no meio empresarial, se perguntar por que a eficiência energética se tornou um fator tão importante.

Preservação da Natureza

Como o próprio nome já diz, é a utilização da energia de forma consciente. Sendo assim, é uma prática de preservação da natureza, já que utiliza a energia de maneira mais limpa e, por consequência, ameniza os danos causados ao meio ambiente. Portanto, usufruir dessa fonte de forma mais eficiente acaba por promover maior destaque à empresa e torna ela bem vista pelos seus clientes e sociedade.

Redução do custo

O custo do serviço é, de fato, um dos fatores mais importantes de um negócio. As empresas, hoje em dia, desejam realizar suas tarefas de maneira menos prejudicial economicamente, visando sempre o lucro. A eficiência energética se torna fundamental nesse campo. Às vezes, não basta simplesmente comprar o material ou qualquer equipamento mais barato. Adquirir ferramentas e máquinas mais caras, levando em conta sua qualidade e eficiência, se torna muito mais vantajoso, visto que não será necessário realizar uma troca tão cedo, do que como se espera ao se obter algo de menor custo.

Otimização dos Processos

Ao utilizar esta prática, a empresa está, de certa forma, identificando e eliminando falhas do serviço ao buscar o melhor uso de suas fontes de energia. Com isso, há diminuição dos desperdícios e, consequentemente, aperfeiçoamento na utilização dos recursos necessários.

Avanço Tecnológico

A eficiência energética também pode ser um sinônimo de desenvolvimento tecnológico. Ao substituir aparelhos e equipamentos por outros modelos mais modernos e de maior durabilidade, por exemplo, o serviço se qualifica mais, possibilitando à empresa um desenvolvimento da tecnologia utilizada.

Mas como posso, de fato, aplicar o conceito de Eficiência Energética?

É de grande importância, dentro de um negócio, ter noção do que está causando prejuízo à empresa para que seja possível aplicar o conceito de eficiência energética. A partir disso, podem ser considerados os seguintes métodos. 

– Melhoria na iluminação ao trocar lâmpadas comuns por lâmpadas LED;

– Utilização de motores de alta capacidade e com potência adequada ao tipo de serviço;

– Uso de painéis de energia solar;

– Reutilização da energia gerada em alguma etapa do processo.

Leia aqui outros exemplos importantes de eficiência energética que devem ser levados em consideração pelo seu estabelecimento.

Portanto, a partir de toda essa análise, é possível ver a importância da Eficiência Energética. Além de reduzir o custo de todo o serviço, possibilita diversas vantagens que oferecem destaque a uma empresa dentro do meio empresarial, como um desenvolvimento da tecnologia aplicada no processo ou a diminuição dos impactos gerados no meio ambiente. Se sua empresa se interessou por esse serviço, não hesite em entrar em contato com a CONPLEQ, que estará pronta para te ajudar! Economize energia!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *