Empreendedorismo Social. Você sabe o que é?

Empreendedorismo Social. Você sabe o que é?

Empreendedorismo Social. Você sabe o que é?

A palavra empreendedorismo define-se como capacidade de idealizar, inovarcriar e realizar. Essas palavras tem como objetivo introduzir melhorias em uma empresa já existente ou ter iniciativa em desenvolver um novo projeto, a partir da identificação de um problema. 

Então, quando falamos de empreendedorismo social estamos nos referindo a inovações voltadas para a sociedadee o meio onde vivemos.

Mas como isso funciona? Essa relação será tratada ao longo do texto. 

O que é Empreendedorismo Social?

Empreendedorismo social é um tipo de empreendedorismo que tem como foco solucionar problemas sociaiscomo: desigualdade social ou de gênero, impactos ambientais, problemas na educação ou saúde, entre outros. Essa iniciativa se tem através de projetos que amenizem algum problema social e tragam benefícios constantes à sociedade.

Inovar no parâmetro social é um desafio pois o empreendedor não deve ter como meta a geração de lucro, mas sim ter o objetivo de gerar transformação social. Diferente das ONGs (Organizações não governamentais) que não possuem fins lucrativos e dependem de doações, os empreendedores sociais possuem lucro através de atividades financeiras, e assim tornando o empreendimento autossustentável.

Importância para a sociedade

Empreendedorismo social é de suma importância para o crescimento e valorização das zonas mais pobres ou excluídas da sociedade, da área ambiental, entre outras. 

responsabilidade social trazida por essa iniciativa introduz à sociedade a conscientização por meio de impacto social. Gera ideias criativas e funcionais para desenvolver e impactar diversos problemas sociais.

Benefícios para o seu negócio

Quando seu empreendimento social gera crescimento econômico e a melhoria da condição de vida em grupos de minoria da sociedade, ela se torna responsável pela diminuição da desigualdade social, assim, trazendo visibilidade positiva ao negócio. 

Além de ajudar a favorecer a economia local, a sua empresa pode se tornar um potencializador de geração de emprego e gerar ideias inovadoras e inspiradoras para outras empresas.

empreendedorismo social ajuda na conscientização e engajamento da população, logo seu negócio torna-se responsável por importantes feitos sociais.  

Iniciativas no Brasil

A Gerando Falcões é uma organização social que tem o intuito de introduzir cultura, esporte e qualificações profissionais nas periferias e comunidades em diversos estados do Brasil. 

A Boomera atua na área de reciclagem, onde transforma resíduos em matéria prima. Isso ocorre por meio de uma metodologia circular da engenharia e logística. 

O fundador foi o vencedor do prêmio Empreendedor Social 2019, pelo jornal Folha de S. Paulo. 

O Projeto Tamar tem como proposito a recuperação de tartarugas marinhas, desenvolvimento de pesquisas, conservação e inclusão social. Além desses, atualmente, também atuam promovendo alternativas econômicas para as comunidades costeiras.

Como aderir essa iniciativa na sua empresa?  

Antes de tudo é necessário ter uma ideia inovadora que seja de cunho social e que possa ser adaptável e inseridana sua empresa. Essa ideia deve apresentar importante características como: promover impacto social, serautossustentável e envolver algum segmento da sociedade.

E então, com a ideia bem estruturada ela deve ser colocada em prática no plano de negócio da sua empresa, que deverá ser atualizado ou adaptado. Assim, com a conscientização e o engajamento entre os membros da empresa você terá um empreendimento social.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *