Garantia da qualidade da sua rotulagem nutricional

Garantia da qualidade da sua rotulagem nutricional

Como falar da garantia da qualidade de uma rotulagem nutricional sem explicar primeiramente o que é, e como funciona a elaboração de uma tabela com a composição dos nutrientes presentes nos alimentos. Caso ainda não saiba, não precisa se preocupar. Continue lendo esse texto e aprenda o que é rotulagem e como garantir a qualidade da sua tabela nutricional de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O que é rotulagem nutricional?

A rotulagem nutricional é diferente de um rótulo de alimento pois ela é definida como qualquer descrição que revela ao consumidor qual a composição nutricional de um alimento e seu potencial energético.  No entanto, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as informações referentes aos produtos devem ser de fácil compreensão e especificar a quantidade, composição e qualidade, além de possíveis riscos ao consumir determinado alimento. Caso tenha dúvidas sobre a diferença entre rótulos e rotulagem nutricional, acesse nosso blog pois temos um texto que irá esclarecer todas as suas dúvidas.

Quais critério seguir para garantir uma rotulagem de qualidade?

A principal forma para obter uma rotulagem nutricional de qualidade é seguir as leis que regulamentam a elaboração correta de tabelas nutricionais no Brasil. Nesse sentido, as leis são publicadas pelas Resoluções de Diretoria Colegiada (RDCs) 360/03 e 359/03 da ANVISA, que torna obrigatório que rótulos nutricionais de alimentos sejam elaborados de acordo com as normas estabelecidas com objetivo de promover o benefício do consumidor e evitar prejuízos ao comércio. Dessa maneira, é imprescindível revelar de forma clara e objetiva informações sobre potencial energético, proteínas, gorduras, teor de carboidratos, gorduras saturadas, gorduras trans, gorduras totais, fibras alimentares, alergênicos e sódio (CAVADA, G. S. et al).

Logo abaixo temos um modelo de uma rotulagem nutricional que você poderá estar conferindo.

Como saber se o seu produto necessita apresentar informação nutricional?

A rotulagem nutricional deve ser realizada para todo alimento ou bebida que seja processada e comercializada sem a presença do consumidor, no entanto para alguns alimentos não é obrigatório elaborar tabela com as informações nutricionais. Logo abaixo veremos uma lista com os produtos que não se enquadram na exigência da RDCs 360/03.

1. Bebidas alcoólicas;

2. Aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia;

3. Especiarias;

4. Águas minerais naturais e as demais águas de consumo humano;

5. Vinagres;

6. Sal de cozinha (cloreto de sódio);

7. Café, erva mate, chá e outras ervas sem adição de outros ingredientes;

8. Alimentos preparados e embalados em restaurantes e estabelecimentos comerciais, prontos para o consumo;

9. Produtos fracionados nos pontos de venda a varejo, comercializados como pré-medidos;

10. Frutas, vegetais e carnes in natura, refrigerados e congelados;

11. Alimentos com embalagens cuja superfície visível para rotulagem seja menor ou igual a 100 cm². Esta exceção não se aplica aos alimentos para fins especiais ou que apresentem declarações de propriedades nutricionais.   

Por que você deveria não perder mais tempo e contratar logo sua rotulagem nutricional?

Depois de conhecer o que é a rotulagem fica fácil identificar o que a impressão das informações nutricionais pode significar para seu negócio. Os clientes costumam dar mais credibilidade aos produtos com mais informações, dessa forma, ao utilizar uma rotulagem elaborada por uma empresa que segue as normas da ANVISA, seu produto aumenta a confiança e transparência frente ao cliente durante o momento de compra. Além disso, também favorece aumento das oportunidades de vendas visto que há possibilidade de comercializar seus produtos rotulados com supermercados e comércios de varejo.

Se você é um empreendedor consciente e quer ser mais transparente em seu negócio, fornecendo todas informações nutricionais do seu produto, além de estar de acordo com as leis que regulam a produção e comercialização de alimentos no Brasil, então é preciso realizar sua rotulagem nutricional o quanto antes, não perca mais tempo, a CONPLEQ está aqui para te ajudar. Somos uma Empresa Júnior capacitada e que trabalha de acordo com a normas de vigilância sanitária para poder promover rotulagens diferenciadas e com a qualidade que todos merecem. Mande uma mensagem de interesse que o quanto antes estaremos retornando seu contato.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *