• (21) 97055-8232

Importância da análise de água e o que é analisado.

O consumo de água é essencial para a sobrevivência do homem, porém a precedência dessa água deve obedecer a parâmetros estabelecidos pela legislação para que não afete a saúde de seus consumidores. Empresas têm a obrigação com seus clientes e funcionários de realizar, por lei, a análise de água para que elas estejam dentro das normas e padrões, e se o caso for negligenciado, há sérios riscos de saneamento que acabam afetando consumidores e funcionários.

A Importância da Análise de Água para a saúde de seus consumidores

A análise de água é feita para visualizar os níveis poluentes ambientais, além de aplicar um plano para purificação, no caso dela estar contaminada. Este processo deve ser feito periodicamente em todos os estabelecimentos que possuem fontes de consumo de água, e a potabilidade é responsabilidade de grandes e pequenas empresas de acordo com a norma portaria Nº 518, como academias, condomínios, cervejarias e outros. A análise deve ser feita com o acompanhamento de laboratórios credenciados segundo a norma portaria Nº 2.914, onde há profissionais capacitados para realizar vistorias regularmente.

A saúde dos consumidores é extremamente importante, e a falta da análise de água pode causar doenças como hepatite A, cólera e rotavírus, podendo causar até mesmo a morte. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima, inclusive, que anualmente 15 mil pessoas morram e 350 mil sejam internadas no Brasil devido a doenças ligadas à falta de saneamento básico. As empresas, além de realizarem este tratamento, mostram a importância do controle de qualidade da água para que ela se torne apta para o consumo humano, trazendo maior confiança dos consumidores ao mostrar preocupação com as normas da legislação vigente.

O Padrões a serem analisados

 Há parâmetros para verificar a qualidade da água a ser analisada, padrões físico-químicos e biológicos, havendo um padrão relativo para cada ensaio. Cor, cheiro, pH, sabores desagradáveis, turbidez, condutividade, dureza da água (CaCO3), entre outros, são alguns dos principais critérios observados na análise.

Análise microbiológica: É realizado o diagnóstico para identificar a presença de micro-organismos patogênicos, principalmente bactérias, prejudiciais à saúde existentes na água para visualizar alguma contaminação do reservatório do estabelecimento, ou falta de saneamento. Esse parâmetro serve para analisar se este diagnóstico está de acordo com as normas da legislação.

Análise Físico-Químicos: Parâmetros químicos como pH, presença de metais pesados, dureza, e padrões físicos como temperatura, cor, sabor, turbidez, condutividade. Estes critérios devem ser observados para a verificação da potabilidade da água.

Empresas, condomínios e estabelecimentos que possuam piscinas, reservatórios, bebedouros, e outras fontes de consumo de água, e que prezem pelo desenvolvimento sustentável, além do econômico, devem realizar periodicamente a análise da água. Tais análises devem ser regulares e específicas, com os parâmetros devidos para coletar todas as informações necessárias.

Há empresas especializadas que realizam a visita ao local, coletam a água, e realizam a análise em laboratórios profissionais, de acordo com os parâmetros e normas, e por fim oferecem um relatório da situação da qualidade da água do local, apresentando soluções quando necessário.

A Conpleq é uma empresa que realiza a análise de água, dentro das normas e padrões, em estabelecimentos, empresas e demais locais que necessitem deste serviço. Se gostou do texto, e deseja garantir a qualidade da sua água, entre em contato com a nossa equipe pelo nosso site, e ficaremos felizes com sua comunicação.

Texto Escrito pelo consultor João Lima.