• (21) 97055-8232

Qual a importância do MEJ para o empreendedorismo no Brasil?

O movimento Empresa Júnior (MEJ), iniciou-se no Brasil em 1987 por alunos de administração da Fundação Getúlio Vargas que inspirados pelo que aconteceu na França em 1967 e, também, pela necessidade em complementar os conhecimentos teóricos com os práticos, criaram a primeira empresa júnior brasileira, a EJFG.

O MEJ é uma iniciativa empreendedora universitária que visa formar pessoas capazes de serem empreendedores competentes e líderes. Pela visão da Brasil Júnior, Confederação Brasileira de Empresas Juniores, o MEJ tem como visão e perspectiva de futuro inspirar pessoas em cenário nacional com uma visão de transformação, inspirar a busca por vocações e agir como modelo inspirador de propósito e valores.

Os colaboradores dessa iniciativa são capazes de desenvolverem habilidades de soft skills, pensamento crítico, liderança, criatividade para resolução de problemas do dia a dia etc.

O movimento motiva o empreendedorismo entre jovens universitários, no qual oferece a oportunidade em participar de projetos reais e obterem a vivência empreendedora e, de descobrirem sua desejável área de atuação profissional.

Além disso, as empresas juniores oferecem serviços com alto valor agregado a baixo custo e isso muitas das vezes é um sopro de esperança para pequenos empresários que, por exemplo, precisam ordenar algumas documentações para não fecharem as suas portas. Isso demonstra que é possível classificar tal empreendimento voluntário como uma importante engrenagem para a economia brasileira.

Portanto, o MEJ mostra-se como um dos grandes impulsionadores para o crescimento do pensamento empreendedor no Brasil e, ademais, impactante na formação de novos talentos que fomenta o mercado nacional.

Artigo por Igor Souza