Saiba o custo benefício de fazer um BPF

Saiba o custo benefício de fazer um BPF
  • Você sabe o que é Boas Práticas de Fabricação (BPF)?  

O BPF é um conjunto de métodos que devem ser adotados afim de garantir que os produtos estejam de acordo com os padrões necessários de qualidade pelas indústrias alimentícia e pelos serviços de alimentação. Bem como, é de conhecimento geral a importância de ter o controle de todo procedimento, com o intuito de evitar problemas como doenças transmitidas por alimentos que são caracterizadas por ocorrências clínicas oriundas da ingestão de alimentos contaminados.

O BPF abrange todos os aspectos da produção desde os materiais de partida, instalações e equipamentos até o treinamento e higiene pessoal dos funcionários. Procedimentos operacionais padrão (POP‘s) são imprescindíveis para cada etapa que possam modificar a qualidade do produto. Devem existir métodos para fornecer provas de que os procedimentos corretos são seguidos corretamente em cada etapa do processo de fabricação.

  • Documento de boas práticas de fabricação:

O documento do manual de boas práticas de fabricação consiste nos seguintes itens, que atestam as atividades e procedimentos que são feitos na empresa:

  • Produção
  • Manipulação
  • Transporte
  • Armazenamento
  • Comercialização

Além de que, é de extrema importância lembrar que as boas práticas de fabricação são obrigatórias pela legislaçãobrasileira para todas as indústrias de alimentos. Tal que, as portarias 326/97 e 368/97 do Ministério da Saúde estabelecem o “Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores de Alimentos”. Portanto, fica evidente a importância das Boas práticas de fabricação, não somente pelas consequências da não utilização, mas também por conta dos impactos positivos gerados por esse serviço. Caso queira mais informações sobre o serviço de Boas práticas de fabricação (BPF), acesse nosso blog, bem como realizar este serviço conosco, entre em contato e marque uma reunião sem compromisso.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *