4 malefícios da corrosão em seu equipamento de produção.

4 malefícios da corrosão em seu equipamento de produção.

Você já se perguntou o que ocorre naquele parafuso enferrujado, ou em como resolver aquele problema de ferrugem no seu aparelho industrial que custou milhares de reais? Além disso, você sabia que esse processo comum a todos já custou em 2015, de acordo com a empresa norte-americana CCTechnologies, cerca de R$ 236 bilhões? O que acontece nesses casos se chama corrosão. Você sabe o que é?

Corrosão

A corrosão é um processo de deterioração de materiais por meio de reações químicas em função ao ambiente exposto. Isso acontece geralmente em metais por meios eletroquímicos espontâneos, ou seja, é algo natural. Como dito anteriormente, é um processo que desde muito tempo apresenta um grande problema para a sociedade em geral em questão de custos e tragédias. No livro de Vicente Gentil são apresentados dados relatando que apenas em 1982, os EUA teve um gasto aproximadamente de 126 bilhões devido à corrosão; além disso, na década de 90, ocorreu em Guadalajara (México) uma explosão derivada da corrosão em tubulações (que geram perfurações e vazamentos) que ocasionou a morte de centenas de pessoas. Por isso, é fato que com o investimento adequado nesse assunto, pode-se economizar, evitar tragédias e lucrar mais com projetos que visam prever e evitar a corrosão, como a Análise de Corrosão.

A fim de esclarecer sobre como as consequências da corrosão, discutiremos brevemente como ela atua nos materiais e equipamentos e traremos 4 malefícios da corrosão em seu equipamento de produção.

Como Ocorre a Corrosão

Existem diversos tipos de corrosão: corrosão por hidrogênio, alveolar, uniforme, por pites, entre outros. A corrosão ocorre naturalmente em diferentes matérias, mais rigorosamente em metais, ou seja, não há como evitar. Ela acontece através de reações eletroquímicas e pela diferença de potencial (de redução, que significa a facilidade de se ganhar elétrons) entre materiais e agentes naturais (como o oxigênio, por exemplo), que visam um produto de menor energia quimicamente falando, por isso se dá espontaneamente; também ocorre pela salinidade marinha, que contém excesso de sal que na atmosfera amplia o processo eletroquímico, favorecendo a corrosão, como vemos em navios e até aviões (que sofrem efeito do vapor d’água).  Esses são casos simples e frequentes, mas existem outras formas por motivos semelhantes e mais específicos.

Por se tratar de um problema inevitável, é algo que com certeza trará alguma dor de cabeça em algum momento, claro, se não houver precaução, como procurar serviços eficientes que a Conpleq pode oferecer.

Selecionamos 4 malefícios que a corrosão nos traz para apresentarmos aqui e mostrar como pode ser danoso ao seu negócio se não for evitado.

  1. Custos de substituição de peças.

Um custo óbvio e certo é o de substituição de peças e manutenção de equipamentos de produção. Com certeza em determinado momento isso será necessário, mas caso a corrosão não tenha a devida atenção, esse problema custará mais e será frequente.

Além disso, durante o tempo de manutenção há a perda de produção. Suponha que seu projeto industrial trabalhe com 4 máquinas que produzem de modo igual; durante o tempo de troca ou conserto, além do gasto com peças ou equipamentos novos, ocorrerá uma perda de 25% no processo de produção, ou seja, menos 25% de lucro.

2. Manutenção dos processos de proteção.

Existem diferentes métodos de proteção contra a corrosão, mas para cada fim há um mais adequado. Caso algum método utilizado não seja tão eficaz, o custo com a manutenção e reaplicação de proteção pode se tornar um empecilho com gastos em curtos espaços de tempo com o mesmo objetivo; ou seja, um investimento errado. 

3. Perda de produto e eficiência.

Outro problema que pode afetar estritamente o lucro e a produção se dá através da contaminação ou até mesmo falha dos equipamentos na confecção dos produtos devido à corrosão, desperdiçando e atrasando a produção. O que acarreta o ao primeiro problema comentado no texto.

4. Segurança

A segurança é um assunto extremamente importante, que pode ser colocado em pauta quando se trata de corrosão. Há relatos de acidentes consideráveis devido a materiais corroídos como no caso da ponte Silver Bridge sobre o rio Ohio (EUA – 1967) e até aviões que se deterioraram no ar como o Boeing 737 da Aloha Airlines (1988). Por isso, é evidente que caso a corrosão não seja levada a sério podem surgir prejuízos gravíssimos e riscos de vida.

Economize!

Após essa leitura é fácil compreender o quanto a corrosão é um assunto sério e de importância para as empresas e indústrias.

Em um estudo realizado e publicado pelo Electric Power Research Institute (EPRI) em 2002, foi estimado que a aplicação das técnicas adequadas de combate a corrosão pode gerar uma economia de aproximadamente 20% no custo anual no setor elétrico, considerando os altos valores que a corrosão nos traz, é evidente a diferença que esses 20% podem fazer, além do mais, 20% de 1 milhão se trata de 200mil.

Por isso, a Análise de Corrosão é um serviço que pode trazer melhorias e mais economia para a sua empresa, de forma que o lucro seja ampliado e o seu negócio tenha um rendimento nunca alcançado antes!

A Conpleq Consultoria pode te ajudar com isso! Nós temos serviços em conta com preços baixíssimos, já que somos uma empresa júnior, e que mantém a qualidade de empresas seniores. Faça um orçamento conosco e maximize o lucro do seu negócio! Seja parte da Conpleq; basta entrar em contato.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *