Normas da ANVISA, seu produto está de acordo? Entenda mais sobre isso.

Normas da ANVISA, seu produto está de acordo? Entenda mais sobre isso.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por regularizar e legalizar produtos e estabelecimentos, a fim de garantir a qualidade do produto e do serviço de alimentação prestado. Os serviços de rotulagem nutricional e BPF ( boas praticas de fabricação) são exigências da Anvisa, e caso seu estabelecimento ou produto não sigam essas normas ele será interditado…

Para que isso não ocorra, venha descobrir as normas obrigatórias exigidas pela ANVISA!

Normas para rotulagem nutricional

A rotulagem nutricional de produtos é de extrema importância para a padronização do produto e para que o consumidor fique ciente dos ingredientes presentes no alimento.

Além de ser obrigatória a presença de rotulagem nutricional em alimentos e bebidas embaladas, uma rotulagem concreta e adequada às normas da ANVISA promove maior confiabilidade, transparência e fidelidade entre o consumidor e o fornecedor. Em que um fornecerá um produto de alta qualidade que será comprado pelos consumidores com o dos demais fornecedores.

Seu produto está adequado?

De acordo com a Resolução – RDC nº 360, deve-se conter na rotulagem nutricional:

  • Presença de valor energético;
  • Presença de valor de carboidratos, sódio, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar;
  • Presença de Corantes;
  • Presença dos principais ingredientes que causam alergias alimentares;
  • A presença ou não de glúten;
  • Presença de transgênicos.

Ressaltando que a ANVISA não apresenta avaliação previa de rótulos, logo a empresa deve se responsabilizar pela correta rotulagem de seus produtos.

Normas para BPF

Para estar de acordo com as normas exigidas em estabelecimentos que oferecem serviços de alimentação, como restaurantes e locais que fabriquem qualquer matéria comercializável, é obrigatório o serviço de boas práticas de fabricação. Com ele, o estabelecimento se torna regularizado de acordo com as normas da ANVISA, e assim, traz fidelidade, confiabilidade e segurança aos seus clientes. Além disto, esse conjunto de medidas melhoram a organização do estabelecimento, não compromete a saúde dos clientes e reduz o tempo de execução de processos, assim, aumenta a produtividade do estabelecimento.

Seu estabelecimento está adequado?

De acordo com a Resolução –RDC Nº 275, um estabelecimento regularizado deve apresentar:

Procedimento Operacional Padronizado (POP), a padronização dos procedimentos;

Garantia de qualidade higiênico-sanitária dos alimentos e do local, limpeza, desinfecção, anti-sepsia e controle de pragas;

Redução de desperdícios e destino adequado dos resíduos;

Manual de Boas Práticas de Fabricação.

O que fazer agora?

É evidente, portanto, que as normas estabelecidas pela ANVISA são de extrema importância para os produtos e serviços oferecidos por empresas de qualquer porte. Além de torná-los seguros e regularizados para os consumidores, a empresa adquire maior produtividade e lucratividade no negócio.

Se você é um empreendedor e quer agregar valor ao seu produto ou estabelecimento e cumprir as normas exigidas pela ANVISA, entre em contato conosco. A Conpleq Consultoria realiza ambos serviços para você, venha se tornar mais um empreendedor satisfeito com nossos serviços!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *