A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por regularizar e legalizar produtos e estabelecimentos, a fim de garantir a qualidade do produto e do serviço de alimentação prestado. Os serviços de rotulagem nutricional e BPF ( boas praticas de fabricação) são exigências da Anvisa, e caso seu estabelecimento ou produto não sigam essas normas ele será interditado…
Para que isso não ocorra, venha descobrir as normas obrigatórias exigidas pela ANVISA!
Normas para rotulagem nutricional
A rotulagem nutricional de produtos é de extrema importância para a padronização do produto e para que o consumidor fique ciente dos ingredientes presentes no alimento.
Além de ser obrigatória a presença de rotulagem nutricional em alimentos e bebidas embaladas, uma rotulagem concreta e adequada às normas da ANVISA promove maior confiabilidade, transparência e fidelidade entre o consumidor e o fornecedor. Em que um fornecerá um produto de alta qualidade que será comprado pelos consumidores com o dos demais fornecedores.
Seu produto está adequado?
De acordo com a Resolução – RDC nº 360, deve-se conter na rotulagem nutricional:
- Presença de valor energético;
- Presença de valor de carboidratos, sódio, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar;
- Presença de Corantes;
- Presença dos principais ingredientes que causam alergias alimentares;
- A presença ou não de glúten;
- Presença de transgênicos.
Ressaltando que a ANVISA não apresenta avaliação previa de rótulos, logo a empresa deve se responsabilizar pela correta rotulagem de seus produtos.
Normas para BPF
Para estar de acordo com as normas exigidas em estabelecimentos que oferecem serviços de alimentação, como restaurantes e locais que fabriquem qualquer matéria comercializável, é obrigatório o serviço de boas práticas de fabricação. Com ele, o estabelecimento se torna regularizado de acordo com as normas da ANVISA, e assim, traz fidelidade, confiabilidade e segurança aos seus clientes. Além disto, esse conjunto de medidas melhoram a organização do estabelecimento, não compromete a saúde dos clientes e reduz o tempo de execução de processos, assim, aumenta a produtividade do estabelecimento.
Seu estabelecimento está adequado?
De acordo com a Resolução –RDC Nº 275, um estabelecimento regularizado deve apresentar:
Procedimento Operacional Padronizado (POP), a padronização dos procedimentos;
Garantia de qualidade higiênico-sanitária dos alimentos e do local, limpeza, desinfecção, anti-sepsia e controle de pragas;
Redução de desperdícios e destino adequado dos resíduos;
Manual de Boas Práticas de Fabricação.
O que fazer agora?
É evidente, portanto, que as normas estabelecidas pela ANVISA são de extrema importância para os produtos e serviços oferecidos por empresas de qualquer porte. Além de torná-los seguros e regularizados para os consumidores, a empresa adquire maior produtividade e lucratividade no negócio.
Se você é um empreendedor e quer agregar valor ao seu produto ou estabelecimento e cumprir as normas exigidas pela ANVISA, entre em contato conosco. A Conpleq Consultoria realiza ambos serviços para você, venha se tornar mais um empreendedor satisfeito com nossos serviços!